segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reforma íntima e saúde



Escrito por Dr. Milton Santiago   
Na medida em que cada criatura conhece a sua real identidade, a espiritual, compreendendo as suas origens, a sua destinação maior e a função redentora da vida presente, automaticamente relativiza os valores transitórios do mundo e se projeta com convicção na reconstrução do futuro moral.
O Espiritismo nos esclarece sobre a necessidade do esforço próprio na conquista do progresso espiritual. Quebrando paradigmas ancestrais de salvacionismo religioso, traz como uma de suas principais bandeiras a conquista individual e intransferível do “Reino dos Céus”, relembrando ao homem que a luta diária na Terra é o veículo do seu progresso e da sua redenção.
A reforma íntima é a palavra de ordem na aquisição da saúde moral e, portanto, espiritual. Reformar, no sentido espiritual, significa corrigir, endireitar, aperfeiçoar, reconstruir e renovar. Reformar-se na intimidade significa renovar-se de dentro para fora, numa reflexão profunda sobre as inclinações e tendências, as práticas cotidianas e os anseios reprimidos, as máscaras sociais e os quereres reais, sobre o que interessa momentaneamente à personalidade encarnada e o que importa em profundidade para a evolução do ser eterno.
O Mestre, ao entregar-se ao martírio da Cruz, legou-nos o último testemunho de não-violência, mas também de não-acomodação com as trevas a que se compraz a maioria das criaturas. Reconstruir o futuro implica em romper com o passado, com as conquistas e prazeres efêmeros com se faz costume comprazer-se, à maneira de Paulo de Tarso no deserto de Damasco. Há que se conciliar intenção e gesto!
“Brilhe vossa luz!”, convidou-nos o Mestre. Convite a que os homens se edifiquem, se reconstruam, nos seus exemplos de amor, renúncia e serviço pelo próximo.
Edificar os outros, as construções alheias, pode ser obra legítima de caridade, mas substitui a edificação de si próprio? Como ser o pedreiro de si mesmo? Parece mais fácil avaliar as rachaduras na residência alheia do que analisar os alicerces carcomidos da própria fundação. Santo Agostinho, espírito, afirma que o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual. Conhecer a si mesmo e, a partir daí, partir corajosamente para a renovação de valores, hábitos, costumes e comportamentos, referenciados nos ensinamentos do Divino Mestre: eis uma receita infalível de saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário