segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

IX - A REFORMA ÍNTIMA e EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO

68- Jornadas seculares são empreendidas pelo ser até atingir a perfeição.

69- A reencarnação é o instrumento necessário para que os degraus evolutivos sejam vencidos um a um.

70- No contexto dos seres humanos, a prática da lei universal do amor é o caminho indicado para que o progresso seja atingido. Nem sempre é possível tal exercício, porque o encarnado pode não estar bem preparado a compreendê-la, aceitá-la e praticá-la. Necessita, pois, de reforma íntima.

71- A todo instante de sua peregrinação pela vida material, o indivíduo está recebendo importantes orientações do Plano Espiritual, através das intuições e inspirações. Durante o sono, quando está em desprendimento do corpo físico, o Espírito, liberto momentaneamente, recebe, se a tanto estiver receptivo, bons conselhos dos mentores e amigos espirituais.

72- Dar valor e, sobretudo, seguir tais alertas tornam-lhe mais fácil a busca da evolução, viabilizando a modificação interior dos seus sentimentos.

73- Tais advertências podem servir para ressaltar a necessidade de autocrítica, incentivar a mudança de atitudes e mesmo deter um procedimento menos digno ou anticristão. Portanto, são sempre valiosas para a reforma íntima.

74- A reencarnação pode ser enfocada de duas formas: genérica e específica. A primeira considera-a como um todo, ou seja, o processo ao longo de milênios que irá conduzir o ser a perfeição. A segunda trata de uma existência material, situando-a no período determinado de algumas décadas, de modo geral.

75- Vista sob o prisma genérico, a reforma íntima é o propulsor indispensável para fazer todo o processo global da evolução do ser e impulsioná-lo à total purificação. No ângulo específico, a reforma íntima constitui-se de atos isolados, no dia-a-dia do encarnado, levando-o a melhorar-se nas suas mais variadas atitudes, para depois, ampliando o contexto, alterar sua conduta, tornando-a cada vez mais próxima do comportamento ideal e cristão.

76- Em conclusão, a reforma íntima garante a evolução, seja no cenário global das várias reencarnações pelas quais o Espírito passa, seja no contexto específico daquela que está vivenciando. A somatória das reencarnações bem sucedidas significa a síntese do progresso do ser.

77- O mundo evolui, a humanidade prospera, comunidades inteiras mudam de plano e, como componente elementar de todo esse processo, progride individualmente cada Espírito, centelha de vida criada por Deus.
Cairbar Schutel

Nenhum comentário:

Postar um comentário