quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Lidando Com Crises De Baixa Auto-Estima

Lidando Com Crises De Baixa Auto-Estima

Crises de baixa auto-estima são companhia inseparável da vida de qualquer pessoa. Porém, no caso de CDs, essas crises costumam ser ainda mais freqüentes e intensas do que na média da população. Somos invariavelmente criaturas muitíssimo passionais. Mulheres permanentemente à beira de um ataque de nervos, no melhor estilo Almodóvar.

Uma simples “mirada no espelho” (pés de galinha, nariz grande, pomo de Adão pronunciado, lábios estreitos …) como qualquer observação “meio atravessada” de alguém (você está mais gordo, mais magro, mais velho, mais careca…) pode fazer com que uma CD se atire, de uma hora para outra, no mais fundo do poço, morrendo de pena de si mesma, e desejando que o chão se abra para leva-la de vez desse mundo que não a compreende e muito menos aceita.

É claro que, além desses dramalhões mexicanos, cheios de demonstrações gratuitas e despropositadas de auto-piedade neurótica, existem muitas outras formas possíveis de se lidar com uma crise de auto-estima.

Dê uma olhada nas sugestões abaixo, selecionando aquelas que sejam relevantes para a seus próprios conflitos de baixa auto-estima, em função do seu crossdressing. Medite sobre elas e tente aplicá-las ao seu dia-a-dia. Mas seja paciente com você mesma pois mudanças de comportamento sempre necessitam de algum tempo para se sobrepor aos seus velhos padrões de resposta para crises existenciais.

1. PARA VIVER SUA VIDA, VOCÊ NÃO PRECISA DA LICENÇA DE MAIS MAIS NINGUÉM, ALÉM DA SUA PRÓPRIA PERMISSÃO. PORTANTO, LIVRE-SE DOS “TENHO QUE” E DOS “DEVO ISSO” e “DEVO AQUILO”.
Concentre-se na busca de satisfazer suas próprias necessidades (ninguém vai fazer isso por você ou no seu lugar), em vez de se deixar bloquear por aquilo que os outros acham que você “deveria” ou não fazer. Esses “tenho que” afastam você dos seus verdadeiros desejos, interesses e objetivos pessoais. Descubra, então, o que você realmente quer fazer da sua vida, reúna seus talentos, conhecimentos e habilidades e vá à luta.

2. RESPEITE OS SEUS SENTIMENTOS
É muito duro sentir uma coisa e mostrar outra, apenas para agradar os outros. Com certeza, você jamais conseguirá agradar todo mundo. Portanto, vale a pena, pelo menos, tentar agradar a você, em primeiríssimo lugar. Assim, terá alguma chance de conseguir agradar mais alguém. Ao contrário, se você se bloquear sempre – em nome de agradar os outros – vai acabar paradoxalmente “explodindo” exatamente com eles, que você desejava tanto agradar…

3. DÊ ASAS O QUANTO QUISER À SUA IMAGINAÇÃO, MAS LEMBRE-SE DE ESTABELECER OBJETIVOS REALISTAS QUANDO FOR TRANSPOR SUAS FANTASIAS PARA A REALIDADE. Procure fixar seus alvos mais imediatos em cima de coisas que realisticamente você sabe que pode atingir. Liberte-se do perfeccionismo e concentre-se em suas reais possibilidades. Fixar metas como “ser a CD mais bonita, atraente e charmosa do universo” é a mesma coisa que convidar o stress e o fracasso para serem sua companhia permanente.

4. PROCURE VER-SE COMO CROSSDRESSER SEMPRE PELO LADO MAIS FAVORÁVEL E DE MANEIRA TOTALMENTE POSITIVA. Pare de dar ouvidos a esse seu cruel e terrível “eu crítico” que existe dentro de você e que não pára de lhe dizer o que está errado, o que não está bom, o que está ruim e inadequado em seu comportamento. Quando notar que você está se julgando, se criticando e duvidando da sua própria sanidade em função de ser uma crossdresser, reponha imediatamente tais idéias com pensamentos de auto-aceitação, auto-suporte e auto-motivação. Crossdressing é uma bênção em sua vida, não a desgraça que você as vezes imagina e até passa para as outras pessoas.

5. FAÇA TESTES DE REALIDADE. Uma das coisas que mais causam angústia existencial em uma crossdresser é ficar imaginando como as coisas serão SEM DAR UM PASSO PARA QUE ELAS PELO MENOS SEJAM. Separe suas reações emocionais – seus temores e “maus pensamentos”, enfim o conteúdo fantasmagórico da sua mente, da verdadeira realidade que você está vivendo. Por exemplo, você pode sentir desamparo e desespero relativamente a um projeto que ainda não conseguiu realizar mas, se examinar com clareza, verá que a situação sempre comporta você fazer alguma coisa a partir dos recursos que você tem.

6. CRIE PEQUENAS, MAS CONSISTENTES, OPORTUNIDADES DE SUCESSO. Procure construir situações nas quais sejam absolutamente altas as suas chances de sucesso. Identifique projetos em que você possa explorar ao máximo suas habilidades e talentos, sem estressar-se em demasia. Imagine-se sendo bem sucedido. Seja lá o que for que você alcance, por mais simples que seja o seu resultados, comemore seu êxito e sinta o fortalecimento que uma pequena vitória lhe traz para novos e mais ousados empreendimentos no seu crossdressing.

7. CORRA RISCOS CALCULADOS. Sem experimentação não há aprendizagem e é correndo riscos que a gente desenvolve a nossa auto-confiança como crossdressers. Cometer erros faz parte de qualquer processo de crescimento; não se desaponte se você não conseguir fazer uma montagem perfeita logo da primeira vez. Sinta-se bem em tentar outras vezes, realizando progressos e melhorando a sua competência a cada nova oportunidade.

8. ENCARE SUAS LIMITAÇÕES COMO O PONTO DE PARTIDA PARA TODAS AS SUAS CONQUISTAS – E NÃO COMO IMPEDIMENTO DEFINITIVO PARA QUALQUER COISA QUE VOCÊ QUEIRA FAZER. Muitas crossdressers olham para suas limitações pessoais para expressar os estereótipos da feminilidade e se sentem combalidas e humilhadas, pensando que jamais conseguirão encarnar na pele a mulher que têm dentro de si. A questão é que, em vez de se envergonhar ou se deprimir diante das limitações é sempre possível transformá-las em oportunidades de crescimento. Assim, em vez de tentar “fugir” de tais limitações, negando-as ou ignorando a sua existência, devemos encará-las de frente, empenhando-se em fazer com que elas trabalhem ao nosso favor, buscando caminhos e alternativas exatamente a partir delas e não contra elas. Correr das limitações que a gente possui é sempre a maneira mais fácil de minar ainda mais a nossa auto-confiança, uma vez que as limitações jamais ” correrão de nós” por elas mesmas. Em resumo, aceite e sinta-se confortável dentro das suas atuais limitações mas, ao mesmo tempo, considere-as como ponto de partida para novas descobertas e aperfeiçoamentos pessoais.

9. FAÇA ESCOLHAS E TOME DECISÕES. Toda e qualquer situação que vivemos na vida TEM SEMPRE, NO MÍNIMO, DUAS ALTERNATIVAS: – fazer ou não fazer, ficar ou partir, continuar ou parar, etc, etc. A questão é que muitos crossdressers dizem QUE NÃO TÊM OUTRA ALTERNATIVA quando, na verdade, eles estão é SE RECUSANDO A ESCOLHER CONSCIENTEMENTE ENTRE AS ALTERNATIVAS EXISTENTES. Na medida em que a gente NÃO ESCOLHE CONSCIENTEMENTE, fica em nós a impressão de que ou fomos impedidos de escolher ou realmente não tínhamos outra alternativa, o que não é verdade. NÃO FAZER, escolhido de forma consciente, tem o mesmo valor, em termos de escolha, do que o próprio FAZER!!! E, mais importante de tudo, quando sou EU que escolhi NÃO FAZER – e não aquela lorota toda de que os outros me impedem, etc, etc – a minha auto-estima não fica nem um pouco abalada. Pratique tomar e implementar decisões, de modo firme e flexível, e a lidar com as conseqüências e repercussões das escolhas que fizer. Você se torna uma pessoa verdadeiramente comprometida com a vida quando você decide o que quer fazer e decide as ações que deve – ou não – realizar para realizar o seu desejo.

10. DESENVOLVA SEUS TALENTOS E HABILIDADES. Todos nós temos um dom especial, algo que nos destaca e nos diferencia das demais pessoas. Descubra qual é o seu e apóie-se nesse ponto para obter a energia que precisa para lidar com as competências que lhe falta desenvolver. Sabendo que tudo pode ser aprendido e que, depois de um certo tempo, nada continua sendo bicho de sete cabeças. Focalize mais no que você pode fazer do que naquilo que você não pode.

11. CONFIE NA SUA PRÓPRIA OPINIÃO A RESPEITO DE SI MESMO. O feedback das outras pessoas é sempre muito importante e deve ser sempre bem recebido. Mas reserve-se o direito de preparar o “relatório final” a respeito do seu desempenho em qualquer situação que a vida lhe ofereça. Acredite nos seus próprios valores ao decidir como você deve se posicionar nesta ou naquela situação e o que é certo para você fazer ou deixar de fazer. Não deixe que as opiniões dos outros sobreponham as suas próprias crenças e opiniões, por mais abalizadas que esses “outros” lhe pareçam. E
Talvez seja útil você mirar-se, por um tempo, no exemplo e/ou nas opiniões dessa ou daquela CD veterana. Contudo, em nenhuma oportunidade, TENTE IMITAR ou SEGUIR CEGAMENTE o modelo de vida de alguém. O que deu certo para ela pode ser exatamente a sua fonte de desgraça – e vice versa!!! Portanto, acima de tudo, lembre-se sempre de seguir o seu próprio nariz, pois galinha que segue pato, morre afogada.

Letícia Lanz

Nenhum comentário:

Postar um comentário