quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Atitudes que caracterizam a baixo auto-estima

Atitudes que caracterizam a baixo auto-estima

     No comportamento humano da pessoa com a baixa auto-estima podemos enumerar muitas atitudes que as caracterizam. Desde que estas atitudes ocorram com freqüência levando-as a certo sofrimento e atrapalhando seus relacionamentos humano. Pois, os pontos enumerados abaixo podem ocorrer na vida de todos em determinados momentos não com freqüência e nem na mesma intensidade. Ocorrendo uma vez ou outra com pouca intensidade não podemos dizer de antemão ser baixa auto-estima. Vejamos alguns atitudes de pessoas com a baixa auto-estima:

      1) As pessoas não acreditam nelas mesmas.
      2) Elas se sentem culpada por tudo que acontece
      3) Se vêem como vítimas. Pensam que todos estão contra elas.
      4) Estão sempre se justificando diante do que fazem
      5) Procuram sempre um culpado para tudo
      6) Elas não conseguem terem bons rendimentos no que fazem, sendo este rendimento sempre baixo
      7) São pessoas pessimistas achando que não conseguem uma boa vida e por isso não evoluem para consegui-la
      8) Não criam e nem buscam objetivos que possam levá-las as realizações tanto emocional, pessoal e profissional. Quanto as realizações pessoais e profissionais dão sempre desculpas de falta de tempo.
      9) Dado a falta de consciência do próprio valor estas pessoas têm medo de não serem aprovadas profissionalmente e socialmente.
     10) A falta de consciência do próprio valor leva estas pessoas também estarem sempre dependente das opiniões alheias tanto para suas aprovações quanto reprovações. Se definindo pelos olhares dos outros. Se alguém diz que são boas, ficam muito felizes. Se disser o contrário, ou que não tem competência para uma coisa, sentem miseráveis.
     11) Muitas vezes as pessoas são qualificadas e competentes para determinadas funções, mas falta consciência destes valores.

      Se o que coloquei acima ocorre com freqüência em você, saiba que por incrível que pareça a solução está com você mesmo. Você que tem baixa auto-estima e um pessimismo exagerado, com certeza não concorda come esta afirmativa. Deixar este negativismo exagerado e acreditar que a saída esta com você é o primeiro passo que é capaz e pode dar. Procure ajuda de profissionais na área da psicologia e saúde mental que poderão ajudá-lo a sair desta. E não esqueça que a fé é uma grande aliada a seu favor na busca de uma vida melhor e saudável. Então, mãos a obra!


Pe. Emanuel Cordeiro Costa e Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário