sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mimo/Vitimismo, por Lourdes Possatto


Mimo/Vitimismo, por Lourdes Possatto


O sujeito mimado é aquela pessoa que espera que o mundo seja do jeito que ele quer, que os outros façam o que ele quer, na hora que quer e do jeito que quer. Existem muitas pessoas mimadas independentemente do nível socioeconômico. O mimado tem uma insegurança muito grande, ele carece de valorização. Então, sempre espera que alguém reconheça seu valor fazendo exatamente o que ele quer. O mimado impõe sua vontade por meio de choro ou chantagem emocional. Ele tem uma carência de “colinho” constante, para que se sinta amparado, amado.

A vítima se comporta como se nada dependesse dela, por que ela é a vítima, logo, é totalmente irresponsável. E ainda acha que só por que o outro tem mais do que ela, é obrigação dele ajudá-la. A vítima impõe que as pessoas a ajudem e lhe dêem o que ela precisa.

Ambos têm dificuldade de aceitar a realidade como é, bem como sua responsabilidade, pois idealiza as coisas a as pessoas segundo sua ótica egocêntrica.

Dicas:
  • Aceitar a realidade e perceber nossa ausência de controle sobre a vida e as pessoas.
  • Mude a si mesmo e os outros responderão a esse novo padrão de energia.
  • Somos capazes de fazer o que temos que fazer, percebendo nossos potenciais e os redirecionando para agirmos em prol de nós mesmos.
  • Não culpar ninguém por nada, pelo contrário, usar seu livre-arbítrio e agir de acordo com o que sabe e pode.
  • Assumir a responsabilidade de usar seu poder de escolha a seu favor, se responsabilizar por você e por suas escolhas.
  • Conservar seu poder em suas próprias mãos. Trabalhar sua independência emocional.
  • Conservar seu poder em suas próprias mãos. Trabalhar sua independência emocional.

Lembre-se: A inveja faz mal para quem inveja e não para a pessoa invejada, por que ninguém tem o poder de nos prejudicar, a não ser que estejamos na vibração do mal, do julgamento e da inveja negativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário