quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Cultivar a Alegria

Cultivar a Alegria



A alegria pode ser vivida em estado permanente se a cultivarmos com delicadeza, tentando olhar os acontecimentos diários como mais uma oportunidade de crescimento interior. Os agradáveis, acariciam-nos a alma e fazem-nos sorrir; os desagradáveis, testam-nos a paciência e a tolerância perante as nossas falhas e as do outro.
Mas, é a forma como olhamos o acontecimento e não esse em si mesmo que condiciona o nosso estado de espírito. Se falhamos, evitemos cultivar a auto compaixão e aproveitemos para resolver o problema. É uma oportunidade de crescimento intelectual e/ou moral que nos é colocada no caminho. Se é o outro que nos agride sem motivo, ele mesmo já se afligiu a si próprio. Entre ficar magoado e ressentido, optemos por perdoar e esquecer a ofensa, elaborando planos para fazer o bem nalgum lugar.
E a Alegria continuará ao nosso lado.
A Alegria pode ser treinada se observarmos a harmonia da paisagem à nossa volta, a saúde do nosso corpo ou o sorriso do nosso filho. E se nada disso possuirmos, se a doença ou a solidão nos visitam, aproveitemos para elevar as nossas bênçãos ao Criador, pois o nosso sofrimento actual será o passaporte para um futuro melhor, se vivido com aceitação e compreensão das leis da reparação. Alegremo-nos pelo Futuro.
"Ninguém espera que o jardim esplenda em flores se não lhe cuidar do solo, das plantas, da rega e da protecção que exigem. " Joana de Ângelis em Iluminação Interior (Divaldo Pereira Franco).
Cultivemos pois, o bom hábito de estar alegres, elevando nosso padrão mental e emocional e projectando essa alegria no nosso semelhante. Ficaremos surpreendidos com os efeitos de bem-estar, ao fim de algum tempo. E se, de início, essa atitude nos exige esforço, mais tarde a Alegria se enraizará em nós e brotará espontânea. Não acontece o mesmo com os outros hábitos que gostamos de cultivar?!
Comecemos já HOJE, ao acordar, bendizendo mais uma manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário