segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O de que precisa o espírito para ser salvo


A - Texto de Apoio:

Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, sentar-se-á no trono de sua glória; - reunidas diante dele todas as nações, separará uns dos outros, como o pastor separa dos bodes as ovelhas, - e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo; - porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.

Então, responder-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? - Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos; ou despido e te vestimos? - E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te? - O Rei lhes responderá: Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.

Dirá em seguida aos que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos; ide para o fogo eterno, que foi preparado para o diabo e seus anjos; - porquanto, tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber; precisei de teto e não me agasalhastes; estive sem roupa e não me vestistes; estive doente e no cárcere e não me visitastes.

Também eles replicarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer, com sede e não te demos de beber, sem teto ou sem roupa, doente ou preso e não te assistimos? - Ele então lhes responderá: Em verdade vos digo: todas a vezes que faltastes com a assistência a um destes mais pequenos, deixastes de tê-la para comigo mesmo.

E esses irão para o suplício eterno, e os justos para a vida eterna. (S. MATEUS, cap. XXV, vv. 31 a 46.)

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Que sentido podemos atribuir à expressão "posse do reino", usada por Jesus nessa passagem?

2 - Como Jesus considera a boa ação, praticada em favor dos necessitados?

3 - Por que socorrendo o próximo, estamos agradando a Deus?


O de que precisa o espírito para ser salvo - Conclusão
Voltar ao estudo

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
Sala Virtual Evangelho

-------------------------------------------------------------------
EESE092b - Cap. XV - Item 1
Tema: O de que precisa o espírito para ser
salvo
-------------------------------------------------------------------

A - Conclusão do Estudo:
A salvação do espírito depende do bem que se faz ao próximo e resume-se, exclusivamente, na prática da caridade, por amor a Deus.

B - Questões para estudo e diálogo virtual:

1 - Que sentido podemos atribuir à expressão "posse do reino", usada por Jesus nessa passagem?

Não se trata, evidentemente, de um reino material, com o conforto e as riquezas conhecidas na Terra, mas do reino espiritual, onde os justos encontrarão a suprema alegria, a paz, e gozarão da presença do amor infinito: Deus.

Para se fazer entender, Jesus usava imagens, figuras de linguagem, pois os homens que o ouviam ainda eram espíritos de pouco progresso, incapazes de compreender as questões puramente espirituais.

2 - Como Jesus considera a boa ação, praticada em favor dos necessitados?

Como se fora praticada em seu próprio favor, em seu próprio benefício.

"...porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver". "Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes."

3 - Por que socorrendo o próximo, estamos agradando a Deus?

Porque o caminho que conduz a Deus passa, obrigatoriamente, pelo nosso próximo, a quem devemos auxílio e amparo.

O preceito de Jesus "amai-vos uns aos outros", é rota segura que nos levará, sem desvios, ao reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário