sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fé nas Vitórias


Livro : Reforma Íntima Sem Martírio
- Wanderley Oliveira -

Fé nas Vitórias

“Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível.”
S. Mateus – O Evangelho Segundo Espiritismo Cap. XIX


"A reforma íntima, assim como qualquer projeto na vida, exige otimismo e fé para alcançar seus objetivos.
Só será concretizada através de uma relação de confiança conosco mesmo.
Muitos idealistas orientados pelos roteiros de melhoria, mas tomados de escassa auto-estima, sucumbem sob o peso dos monstros da culpa e da vergonha, estabelecendo ideias de inutilidade e desistência através da ampliação dos montes e dos obstáculos interiores.
Supervalorizam suas imperfeições através de excessivo rigor consigo mesmo, instalando um circuito mental de inaceitação e desgosto, a um passo do desespero e do desânimo com os nobres ideais de transformação e melhoramento, gerando um clima de derrotismo e menos valia de si mesmo.
 
" Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos..."

 De fato, a sensação de frustração acompanhará por muito tempo nossos esforços de progresso em razão das opções que fizemos nos sombrios vales da ilusão e da queda. Fortes condicionamentos exprimem-se como traços marcantes da personalidade que contrariam as mais sinceras intenções de aperfeiçoamento. Isso, porém, é o preço justo que temos que pagar perante a vida, pelo plantio do bem em nós mesmos.

"Já sonhamos juntos, semeando as canções no vento..."
Costuma-se observar na atualidade uma neurotização da proposta de renovação interior. Muita impaciência e severidade têm acompanhado esse desafio, levando ao perfeccionismo por falta de entendimento do que seja realmente a reforma íntima.
Precisamos aprender a ser gente, a ser humano, a exercer o auto-perdão, a admitir falhas. Cientes de que podemos recomeçar sempre e sempre, quantas vezes forem necessárias. Sem que isso signifique, hipocrisia, fraqueza e conivência com os desajustes.
O objetivo é sermos melhor e não os melhores.
Essa neurotização da virtude gera um sistema de vida cheio de hábitos e condutas radicais e superficiais que são fronteiriços com o fanatismo. Isso nos afasta ainda mais da autêntica mudança e nos faz preocupar mais como que não devemos fazer e, esquecemos de investir esforços e descobrir caminhos para aquilo que devíamos estar fazendo, aquilo que queremos alcançar e ser.
 "Quero ver crescer nossa voz  no que falta sonhar..."


Valorizemos aquilo que gostaríamos de ser, contudo, valorizemos também o que já conseguimos deixar de ser.
Valorizemos a luz que há em nós; é com ela que resgataremos a condição de criaturas em comunhão com as Sábias Leis do Pai.
Utilizemos, ilimitadamente, o auto-perdão na construção mental da auto-aprovação, porque se não nos aprovamos nas faltas cometidas, caminhamos para o desamor a nós próprios atraindo o fracasso.
Fé pequenina asseverou o Sábio Nazareno, do tamanho de um grãozinho de mostarda. Isso bastará para solidificar nossa confiança no projeto de transformação que, inexoravelmente, vamos conquistar sob a égide de pequenos êxitos de cada etapa.
Vitória sobre si, esse é o nosso bom combate, conforme destaca o nosso querido Apóstolo de Tarso.

"Mesmo assim não custa inventar uma nova canção
Que venha nos trazer...sol de primavera..."

Nunca esqueça que, mais importante que a severidade da disciplina com nossas imperfeições, é a alegria que devemos cultivar com nossos pequenos triunfos e nossas tenras qualidades como fonte de motivação e bem estar para viver todos os dias.  
Nos momentos de decepção contigo busque o trabalho, a oração e prossiga confiante na tua luta pessoal, acreditando nas tuas pequenas vitórias.
Com o tempo, perceberás, espontaneamente, o valor que elas possuem para a tua felicidade e o quanto significam para os que te rodeiam. “

"A lição sabemos de cor,
só nos resta aprender."


Que possamos nos abrir para mais um ciclo de vida !
É preciso coragem....para aprender a voar !
Beijocas em todos <3 !





Nenhum comentário:

Postar um comentário