segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A evolução nas obras de Chico Xavier


A evolução nas obras de Chico Xavier

Valdomiro Halvei Barcellos
Chico Xavier será estudado em profundidade após a sua desencarnação. Afirmação semelhante a esta ouvi de alguém, não lembro quem, porém, que vibra em minha mente toda a vez que leio algo referente a Chico ou algumas de suas Obras.
O tema proposto, em princípio, será baseado em pesquisa nas 16 obras clássicas psicografadas por Chico Xavier: Nosso Lar, Mensageiros... e, A Vida continua. Talvez consulte outras; vamos ver o que acontece. Nota: Chico psicografou mais de 400 obras.
Serão excertos de notações e destaques referentes ao: amor ; oportunamente poderemos enviar sobre:sexo; psicologia; reencarnação; saúde; religiosidade; sociedade; etc; etc.

O AMOR

EM "NOSSO LAR"

1. "... O verdadeiro amor, para transbordar em benefícios, precisa trabalhar sempre".
2. "O maior sustentáculo das criaturas é justamente o amor".
3. "Todo sistema de alimentação, nas variadas esferas da vida, tem no amor a base profunda. A alma, em si, apenas se nutre de amor".
4. "A vida terrestre se equilibra no amor, sem que a maior parte dos homens se aperceba. Almas gêmeas, almas irmãs, almas afins, constituem pares e grupos numerosos. Unindo-se umas às outras, amparando-se mutuamente, conseguem equilíbrio no plano de redenção. Quando, porém, faltam companheiras, as criaturas menos fortes costumam sucumbir em meio da jornada."
5. "Não temas insucessos. Toda a vez que oferecemos raciocínio e sentimento ao bem. Jesus nos concede quanto se faça necessário ao êxito. Tome iniciativa". "O gesto de amor ao desiludido da vida é serviço divino que nunca ficará deslembrado na Casa de Nosso Pai".
6. AMOR ALIMENTO DAS ALMAS: "A Alma em si se nutre de Amor".
"A vida terrestre se equilibra no Amor, sem que a maior parte dos homens se aperceba. Almas gêmeas, almas irmãs, almas afins, constituem pares e grupos numerosos. Unindo-se uns aos outros se amparando mutuamente, conseguem equilíbrio no plano de redenção. Quando, porém, faltam companheiras as criaturas menos fortes costuma sucumbir em meio à jornada". "Nem só de pão vive o homem".
7. Quando nos unimos aqueles a quem amamos, ocorre algo de confortador e construtivo em nosso íntimo. É o alimento do Amor. ...Os "pensamentos se entrelaçam, formando núcleos de força viva, através dos quais cada um recebe o seu quinhão de alegria ou sofrimento, da vibração geral. É por essa razão que, no planeta, o problema do ambiente é sempre fator ponderável no caminho de cada homem. Cada criatura viverá daquilo que cultiva. Quem se oferece diariamente à tristeza, nela se movimentará; quem enaltece a enfermidade, sofrer-lhe-á o dano";

COMENTÁRIOS

Quem entroniza o Otimismo terá saúde e alegria.
A caridade é o amor em ação.

EM "OS MENSAGEIROS"

1."Os que se consagram exclusivamente aos desejos do corpo, não sabem amar além da forma, são incapazes de sentir as profundas vibrações espirituais do amor sem morte". "Num casamento de almas é indispensável apurar o enxoval dos sentimentos".
2."Ninguém, comete erros por amar verdadeiramente. Os que amam, de fato, são cultivadores da vida e nunca espalham a morte".
3."Quando sabemos amar e esperar, meus filhos, não nos separamos dos entes queridos que morrem para a vida física".

COMENTÁRIOS

Não é possível ensinar sem exemplo e dirigir sem amor.

EM "OS MISSIONÁRIOS DA LUZ"

1."A Justiça Divina nunca foi exercida sem amor. E quando a fidelidade sincera ao Senhor permanece viva no coração dos homens, há sempre lugar para o acréscimo de misericórdia a que se referia Jesus em seu apostolado".
2."A procriação é um dos serviços que podem ser realizados por aquele que ama, sem ser o objeto exclusivo das uniões".
3."As fecundações psíquicas prescindem do cárcere de limitações ed efetuam-se nos resplandecentes domínios da alma, em processo maravilhoso de eternidade. Quando nos referimos ao amor do Onipotente, quando sentimos sede da Divindade, nossos espíritos não procuram outra coisa senão a troca de qualidades com as esferas sublimes do Universo, sequiosos do Eterno Princípio fecundante...".

COMENTÁRIOS

Antes de enfrentarmos os nossos inimigos, filhos da ignorância, devemos armar o coração com a luz do amor e da sabedoria.

EM "NO MUNDO MAIOR"

1."A crisálida de consciência, que reside no cristal a rolar na corrente do rio, aí se acha em processo liberatório; as árvores que por vezes se aprumam centenas de anos, a suportar os golpes dos Invernos e acalentadas pelas carícias da Primavera, estão conquistando a memória; a fêmea do tigre, lambendo os filhinhos recém-natos, aprende os rudimentos do amor; o símio, guinchando, organiza a faculdade da palavra".
2."Só o amor salva e constrói para sempre".
3"O amor maternal intervem no mundo para enobrecer o sentimento das criaturas".
4."O amor espiritualizado, filhos da renúncia cristã, é a chave capaz de abrir as portas do abismo para onde rolaram e rolam milhares de criaturas todos os dias".
5"O amor é sol Divino a irradiar-se através de todas as magnificências da alma".
6."<Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei>".

COMENTÁRIOS

Amando transformamos corações.
A Religião é A do Amor Universal.

EM "AGENDA CRISTÃ"

1."O verdadeiro amor não nasce das sombras do desejo. É fonte inexaurível do espírito eterno".

EM "LIBERTAÇÃO"

2."Funciona a justiça através da injustiça aparente, até que o amor nasça e redima os que se condenaram a longas e dolorosas sentenças diante da Boa Lei".
3."Somente o amor sentido, crido e vivido por nós provocará a eclosão dos raios de amor em nossos semelhantes".
4."Sei quanto te custa a incursão nos dominós da dor, porque só aquele que sabe amar e suportar consegue triunfo nas consciências que se degradaram no mal; entretanto meu amigo, os dons divinos descem sobre nós, dentro de justas condicionais".
5."A ciência de amar é a ciência de libertar, iluminar e redimir".
6. "Ama o teu inimigo, ora por aqueles que te perseguem e caluniam, perdoa setenta vezes sete".
7."Nunca te esqueças de que o amor vence todo ódio e de que o bem aniquila todo mal".

EM "ENTRE A TERRA E O CÉU"

1."Jesus aconselhava-nos a perdoar infinitamente, para que o amor, em nosso espírito, seja como o Sol brilhando em casa limpa".
2."Há serviços que não podemos pagar senão com amor. Nossa dívida para com os pais é dessa natureza...".
3."Quando amamos realmente, antes de tudo é a felicidade da criatura amada que nos interessa...".
4."Em verdade, quando o amor sublime penetra em nosso coração, a luz do Senhor passa a reger os passos de nossa vida".
5."... Quem cultiva a amizade somente na família consangüínea, dificilmente encontra meios para desempenhar certas missões fora dela. Quanto mais extenso o nosso raio de trabalho e de amor, mais ampla se faz a colaboração alheia em nosso benefício".
6"O paraíso da alma reside onde se lhe situa o amor".
7."... Fujamos à velha lamentação onde a inércia vende os seus frutos amargosos! Para levantar, porem, a escada de nossa ascensão, é imprescindível banhar o espírito, cada dia, na fonte viva do amor, do amor que recompensa a si mesmo com a alegria de dar! O Pai Celeste é onipresente, através do amor de que satura o Universo".

EM "NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE"

1.."O médium digno da missão de auxilio não é um animal subjugado à canga, mas sim um irmão de Humanidade e um aspirante à Sabedoria. Deve trabalhar e estudar por amor...".
2."É assim que Jesus nos reaparece agora, não como fundador de ritos e fronteiras dogmáticas, mas sim em suja verdadeira feição de Redentor da Alma Humana. Instrumento de Deus por excelência, Ele se utilizou da mediunidade para acender a luz da sua doutrina de Amor".
3."A melhor maneira de extinguir o fogo é recusar-lhe combustível. A fraternidade operante será sempre o remédio eficaz, entre as perturbações dessa natureza. Por isso mesmo, o Cristo aconselhava-nos o amor aos adversários, o auxílio aos que nos perseguem e a oração pelos que nos caluniam, como atitudes indispensáveis à garantia de nossa paz e de nossa vitória".
4."O amor não é tão somente a ventura rósea e doce do sexo perfeitamente atendido. É uma luz que brilha mais alto, inspirando a coragem da renúncia e do perdão incondicionais, em favor do ser e dos seres que nós amamos".
5."Abstenhamo-nos de julgar.Consoante a lição do Mestre que hoje abraçamos, o amor deve ser nossa única atitude para com os adversários".

COMENTÁRIOS

A mediunidade com Jesus espalhará amor por toda a Humanidade.

EM "AÇÃO E REAÇÃO"

1."Se a sabedoria de nosso Pai Celeste não prescinde da justiça para evidenciar-se, essa mesma justiça não se revela sem Amor".
2."... Todo o bem realizado, com quem for e seja onde for, constitui recurso vivo, efetuado em favor de quem o pratica".
3"Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto te encontras a caminho com ele...".
4."Até que a Alma obtenha a Sabedoria Infinita é indispensável caminha na longa estrada dos símbolos de alfabetização e cultura que a dirigem na senda de elevação intelectual, e, até que atinja o Infinito amor, é necessária palmilhe as longas rotas da caridade e da fé religiosa, nos múltiplos departamentos da compreensão que lhe assegura o acesso à Vida Superior".
5."Quanto mais se eleva aos cimos da vida, mais se despe a alma das convenções humanas, aprendendo que a Providencia é luz e amor para todas as criaturas".
6."É preciso considerar que nos achamos ainda longe de adquirir o verdadeiro amor, puro e sublime. Nosso amor é, por enquanto, uma aspiração de eternidade encravada no egoísmo e na ilusão, na fome de prazer e na egolatria sistemática, que fantasiamos como sendo a celeste virtude".
7."Amor que cobre a multidão dos pecados".
8."Oxalá, quando estivermos de novo em pleno nevoeiro da carne, possamos, também nós, abrir o coração ao excelso amor de Jesus, para que não venhamos a falir nas provas necessárias".
9."Quanto mais céu interior na alma, através da sublimação da vida, mais ampla incursão da alma nos céus exteriores , até que se realize a suprema comunhão dela com Deus, nosso Pai".

COMENTÁRIOS

As faculdades do amor geram obras sublimes.
A Caridade que é o Amor em ação não dispensa a ordem.

EM "EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS"

1."Consagra amor supremo ao Pai De Bondade Eterna, n’Ele reconhecendo a tua divina origem".
2."Jesus inaugurou na Terra o princípio do amor, a exteriorizar-se do coração, de dentro para fora lhe traçando a rota para Deus".
3."... Toda a criatura tem necessidade de amar e receber amor para que se lhe mantenha o equilíbrio geral".
4."Os espíritos que verdadeiramente se amam desconhecem o que seja abandono ou esquecimento".
5."Sem atitude de renovação moral, sem humildade e paciência, espírito de serviço e devotamento ao bem, não consegue assimilar as correntes benéficas do Amor divino".
6."Não será lícito, porém esquecer que o bem constante gera o bem constante e, que, mantida a nossa movimentação infatigável no bem, todo o mal por nós amontoado se atenua, gradativamente, desaparecendo ao impacto das vibrações de auxílio, nascidas, a nosso favor, em todos aqueles aos quais dirijamos a mensagem de entendimento e Amor Puro, sem necessidade expressa de recorrermos ao concurso da enfermidade para eliminar os resquícios de treva que, eventualmente, se nos incorporem, ainda, ao fundo mental".

COMENTÁRIOS

O Amor, desde priscas eras, vem emergindo através da "mentossintese", emitindo idéias e radiações própias e assimilando as radiações e idéias alheias.
Jesus a maior expressão do Amor de Deus na Terra.

EM "CONDUTA ESPÍRITA"

1."O trabalho da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito".
2."Espíritas amai-vos este o primeiro ensinamento; instrui-vos este o segundo".

EM "E A VIDA CONTINUA"

1 "Esses paladinos da bondade e da paciência parecem escravizados aos infelizes que amam; no entanto, pela cátedra da sacrifício da humildade que esposam, acabam conseguindo prodígios pela força irresistível do exemplo".
2."Somos Espíritos endividados, perante as Leis Divinas, e estamos situados na faixa de expressiva transição do amor narcisista para o amor desinteressado".
3.ASSUNTOS DO CORAÇÃO: "Todos nos destinamos ao Amor Eterno e, no entanto, para alcançar o objetivo supremo, cada qual de nós possui um caminho próprio. Para a maioria das criaturas, o encontro do Amor ideal assemelha-se, de algum modo, à procura do ouro nas minas ou de diamante nas catas. É indispensável peneirar o cascalho ou mergulhar as mãos no barro do mundo, a fim de encontrá-lo. Sempre que amamos profundamente a alguém, transformamos esse alguém no espelho de nossos próprios sonhos... Passamos a ver-nos na pessoa que se nos transforma em objeto da afeição. Se essa criatura efetivamente nos reflete a alma, o carinho mútuo cresce cada vez mais, assegurando-nos o clima de encorajamento e alegria para a viagem nem sempre fácil da evolução. Nessa hipótese, teremos obtido o apoio seguro para a subida do acrisolamento moral... Em caso contrário, a pessoa a que particularmente nos devotamos acaba devolvendo-nos os próprios reflexos, à maneira de um banco que restituísse ou estragasse os". investimentos por desistência ou incapacidade de zelar por nossos interesses. Então, surgem para nós aquelas posições espirituais que nomeamos por mágoa, desencanto, indiferença, desilusão... Caminhamos na existência pelas vias da afinidade, de afeição em afeição, até achar aquela afeição inesquecível que se nos levante na vida por chama de amor eterno? Sim, mas entendendo-se o conceito de afeição, sem a estreiteza do sexo, uma vez que a ligação esponsalícia, embora sublime, é apenas uma das manifestações do amor em si...Em amor a afinidade é o que conta".
4."... Os que conhecem precisam auxiliar os que ignoram e não apenas auxiliar simplesmente, mas auxiliar com muito amor".
5."Quando sentirdes a tentação de revidar, lembrai-vos daquele que nos concitou a ‘amar os inimigos’ e a ‘orar pelos que nos perseguem e caluniam".

COMENTÁRIOS

A reencarnação é Lei de Amor, pois que "Deus nos permite abraçar, como filhos, aquelas mesmas criaturas que não soubemos amar em outras posições sentimentais"!
A colônia Nosso Lar é um pouso de Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário