sexta-feira, 19 de junho de 2015

A naturalidade de um renascimento



Este livro foi lançado em 2002, e seu autor, Hernani Guimarães Andrade (1913 – 2003) é um cientista dedicado à pesquisa da reencarnação com trabalhos desenvolvidos no IBPP – Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas.

Nele o autor traz os conceitos filosófico, científico e religioso da reencarnação, bem como sua história (Egito, Grécia, etc.) e as religiões que a adotaram ou adotam, como o Hinduísmo, o Budismo, o Islamismo, o Judaísmo na Cabala, entre outras. Esclarece que a reencarnação era aceita pelos judeus à época de Jesus, também no Cristianismo primitivo, informando que esse conceito foi banido por um concílio efetuado a mando do Imperador Justiniano I (553 d.C.) e à revelia do Papa. Alguns pais da igreja também o adotaram, como Santo Agostinho, Orígenes e Clemente. Lamenta, como o escritor Severino Celestino, que as traduções erradas tenham omitido da Bíblia esse conceito.

Traz evidências de reencarnação como recordações espontâneas de vidas passadas, a maioria com crianças, mas também com adultos, o “déja vu”, ou visões em estado de vigília, entre outros fenômenos. Explica que as lembranças ocorrem naturalmente por associação de idéias com fatos corriqueiros do dia-a-dia, e também que elas ocorrem com maior facilidade quanto menor for a intermissão, ou intervalo entre as reencarnações. Por outro lado, explica que uma intermissão muito prolongada apaga muitos traços “humanos”. Traça até a média das intermissões.

Sua pesquisa visa comprovar a reencarnação como uma lei natural, podendo também ser feita para fins terapêuticos, como a TVP – terapia de vidas passadas.

Discorre sobre marcas físicas de nascença de origem reencarnatória, a genialidade em crianças, reencarnação e lei de ação e reação, reencarnação e homossexualismo, reencarnação de animais, etc.

Traz casos do Brasil e de outros países, onde outros pesquisadores levantaram casos sugestivos de reencarnação, como o professor Hemendra Nath Banerjee, da Índia, com 1.100 casos, e o professor Ian Stevenson, dos Estados Unidos, com 2.600 casos.

“Não te maravilhes de eu ter te dito: Necessário vos é nascer de novo.”

Jesus (João 3:7)

Hernani Guimarães Andrade é conhecido no Brasil e no mundo por suas pesquisas envolvendo a reencarnação e a transcomunicação instrumental.

Suas teorias, algumas algo forçadas, são um esboço interessante para a formação de uma base científica para o Espiritismo.

Você e a reencarnação
Autor: Hernani Guimarães Andrade
Editora: Centro Espírita Amor e Caridade
Categoria: Ciência, Pesquisa
Ano: 2002
235 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário