sexta-feira, 9 de março de 2012

Poluição e Psicosfera



Um dos capítulos do livro de André Trigueiro, espiritismo e ecologia, trata da correlação entre a poluição que vemos acontecer em nosso planeta Terra e no dizer de Joanna de Angelis, a “ecologia psicosférica da vida inteligente”, para trazer-nos à consciência a abrangência do meio ambiente quando combinamos as visões ecológica e espírita da realidade que nos cerca.  

Compreendendo a evolução do nosso corpo espiritual, desde a mônada, que atravessa adaptações e seleções, assimilando os valores múltiplos da organização, reprodução, memória, instinto, sensibilidade, percepção e preservação própria, passando pelos três reinos da Natureza até alcançar faixas da razão, como podemos sustentar a Terra no período turbulento em que se acha, de mudança de 
Planeta de expiações e Provas para Planeta de regeneração?

A resposta está no entendimento de nossa “psicosfera” ou “fotosfera psíquica”, conforme denominou André Luiz em suas obras, para informar-nos sobre a existência de “um campo resultante de emanações de natureza eletromagnética, a envolver todo o ser humano, encarnado ou desencarnado; reflete não só a sua realidade evolutiva, seu padrão psíquico, como sua situação emocional e o estado físico do movimento”.  No nosso perispírito, estão registradas todas as nossas experiências evolutivas em outros corpos, e, pelos raios que emitimos, podem ser verificados os valores de nossa individualidade humana, sentimentos, educação e caráter, constantes de nossa ficha psicoscópica.  

Os átomos na esfera do nosso pensamento produzem matéria física (formas-pensamento) e matéria mental (ondas longas, médias e muito curtas).  A corrente mental que produzimos é suscetível de reproduzir as suas peculiaridades em outra corrente mental que se lhe sintonize, ou seja, criamos sintonias.  Nossa psicosfera alimentase de nossos pensamentos e psiquismo pessoal, e ecoamos por ela ao psiquismo coletivo.  A psicosfera mental do Planeta é composta do todo que daí surge, plasmando um Planeta de Provas e  expiações ou de  regeneração, que age, em contrapartida, sobre seus habitantes encarnados e desencarnados.  As emanações de natureza psíquica misturam-se e auto-alimentam a si próprias. De acordo com André Luiz, cada um de nós recebe a cada segundo trilhões de raios de variada ordem e emitimos forças que vão atuar nos planos da vida, por vezes em regiões muitíssimo afastadas de nós.  As emanações procedentes das colônias de seres desencarnados que rodeiam a Terra 
igualmente representam sobre nós uma permuta incessante. essa consciência nos impõe um dever bastante relevante, que é o de cuidar de nossas criações mentais, não só em beneficio de nossa evolução individual, como do planeta em que habitamos.  Pensamentos desarmonizados criam estados de perturbação e atmosfera de energia poluída a nos circundar.  

Segundo Joanna de Angelis, “Todavia, o homem ingere e dispara a mais terrível poluição, venenosa quão irrefreável graças ao cultivo de lamentáveis atitudes em que persevera e se compraz: referimo-nos à poluição mental que interfere na ecologia psicosférica da vida inteligente, intoxicando de dentro para 
fora e desarticulando de fora para dentro. estando a Terra vitimada pelo entrechoque de vibrações, ondas e mentes em desalinho, como decorrência do desamor, das ambições desenfreadas, dos ódios sistemáticos, as funestas consequências se fazem presentes não apenas nas guerras externas e destrutivas, mas também nas rudes batalhas no lar, na família, no trabalho, nas ruas da comunidade, no comportamento. 

Intoxicado pela ira, vencido pelo desespero que agasalha, foge na direção dos prazeres selvagens nos quais procura relaxar tensões, adquirindo mais altas cargas do desequilíbrio em que se debate”.O dever do espírito é o de criar em torno de si luzes que purifiquem essa energia que nos circunda, pelos processos que o  evangelho ensina e que a Doutrina espírita nos revela cada vez mais.  Purificar a atmosfera é entender as leis naturais e esforçar-se para vivêlas, sem esmorecer, pois aquele que perseverar até o fim será salvo, diz o evangelho. 


elizabeth é do G.e. razinregional SP-Centro e do conselho editorial de O Trevo

Para saber mais
espiritismo e ecologia - André Trigueiro, 
Após a Tempestade - Joanna de Angelis
evolução em Dois Mundos, Nos domí-
nios da Mediunidade e Missionários da 
Luz - André Luiz
Horizontes da Mente - Miramez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário