terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Eliminando Ilusões

Fundamento doutrinário:

Novo Testamento,
- Evangelho de João, capítulo 18, versículo 36;
- Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 41 e 42.


Reflexão:

Para caminhar em segurança pela trilha do Bem, temos de nos despojar de cada traço de ilusão que construímos para nós. Para fazer isso, devemos refletir profundamente a respeito do porquê de estarmos na Terra.

Estamos aqui em busca de riqueza? De fama? De beleza? Estamos aqui para sermos felizes?

“A felicidade não é deste mundo”. Esta é a verdade que nos liberta.

Estamos aqui para viver as conseqüências boas ou ruins de nossos atos anteriores, praticados nesta vida ou em outra. É essa a razão pela qual ninguém nesta Terra irá experimentar uma vida completamente livre de problemas. A felicidade não é a meta que devemos perseguir; quem quer que passe a vida toda buscando a felicidade se frustrará, pois neste mundo ela vem e vai, é absolutamente instável.

Uma vez aceitando e compreendendo esta verdade, torna-se mais fácil lidar com aquilo que desejamos e sabemos que não podemos ter (a menos que esteja nos planos de Deus para nós).  Às vezes queremos algo com tanta intensidade que parece que, se não o obtivermos, não conseguiremos mais viver – e então escancaramos as portas das nossas mentes para o desequilíbrio. Algumas pessoas criam até uma vida imaginária em que tudo é possível, e perdem um tempo precioso alimentando essa ilusão, um tempo que poderia ser gasto realizando conquistas verdadeiras na seara do Bem.

Perceber a razão de estarmos aqui ajuda a eliminar a ansiedade e angústia que essas ilusões trazem.

Portanto, na próxima vez em que nos sentirmos ansiosos devido a um intenso desejo por algo que não possuímos, seja fortuna, aclamação pública, beleza, ou qualquer outra coisa, lembremo-nos de que nossa missão na Terra é aproveitar a oportunidade, graciosamente dada por Deus, de aprender e nos redimirmos de erros anteriores, tentando sempre agir conforme os preceitos do Cristo. Temos infinitos motivos para sermos gratos à misericórdia Divina. Não desperdicemos essa maravilhosa oportunidade desejando coisas que não importam para o nosso crescimento espiritual.

E esse pensamento trará paz aos nossos corações.




Vamos orar juntos?


Senhor Deus, que sois Todo bondade e Todo misericórdia, em nome de Jesus pedimos o Vosso auxílio, por intermédio dos Bons Espíritos, para que nos livremos das ilusões deste mundo e possamos buscar o que realmente importa para a verdadeira vida. Ajudai-nos, Senhor, na tarefa do auto-aprimoramento, pois sem a Vossa misericórdia nada somos e nada podemos.

Que assim seja.


Sugestões para a semana que se inicia:

- analisemos as preocupações que temos tido ultimamente: alguma delas se refere a coisas fúteis, como aparência?

- peçamos o auxílio de Deus para identificar e eliminar as ilusões que alimentamos, a fim de que não desperdicemos a existência presente com frivolidades. Peçamos também o auxílio divino para identificar tudo aquilo por que vale a pena trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário