domingo, 1 de abril de 2012

Proposta educativa do Espiritismo: melhoria espiritual pela reforma íntima



Proposta educativa do Espiritismo: melhoria espiritual pela reforma íntima


A adoção da visão espírita como mecanismo de compreensão do mundo e da vida traz consigo um poderoso convite à ação. Sabe-se, por meio dela, de antemão, da relação existente entre nossas ações e a configuração do mundo a nossa volta.

Nada é por acaso. Se sofro ou se sou feliz, encontra-se em mim o porquê , em minhas atitudes, a resposta.

Embora pareça relativamente simples na prática essa relação entre realidade e ação não é percebida por muitos como assim tão óbvia. O sofrimento é compreendido mais como condição inexorável da vida do que como resultado de uma conduta.

A observação mais atenta ao entorno de nossas vidas é capaz de revelar padrões de experiência que trazem em si o germen de grandes lições, invariavelmente em setores onde somos carentes delas. A identificação desses padrões proporciona a possibilidade de um agir mais consciente sobre nossa conduta, inclusive de optarmos por corrigir condutas reiteradas que nos geram como consequência a infelicidade.

A opção consciente pela correção da própria conduta e a consequente colocação em prática dessa decisão encontram-se na base do processo de reforma íntima preconizado pelo Espiritismo. Trata-se, portanto, sempre de uma atitude consciente.

Os percalços encontrados nesse intento são igualmente importantes, pois revelam, de forma simples e cristalina, a condição de adiantamento real na qual nos encontramos.

O desânimo ante as dificuldades de lidar com nossas imperfeições levam muitos a retardarem seu progresso. Felizmente um elo solidário existe no sentido do compartilhamento de experiências e reflexões úteis na convivência com os desafios da reforma íntima.

O estudo sério e profundo sobre o tema consiste numa ferramenta providencial de auxílio a tantos quantos já se deram conta de que desenvolvimento espiritual é um caminho do qual não podemos abdicar sem sofrer.
Astúrio Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário